O Programa acontece em todo o estado do Rio de Janeiro e visa assegurar o fortalecimento de práticas docentes voltadas ao ensino de leitura e escrita, por meio da formação continuada
A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia informa que, entre os dias 4 e 8 de novembro de 2024, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental realizarão as avaliações de Língua Portuguesa e Matemática do Programa Alfabetiza RJ.
Arte: Alício Gomes / SEDUCT
O Programa acontece em todo o estado do Rio de Janeiro e visa assegurar o fortalecimento de práticas docentes voltadas ao ensino de leitura e escrita, por meio da formação continuada. A ação integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
A secretária de Educação, Tânia Alberto, explicou que essa iniciativa segue o mesmo formato do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
“É fundamental para aprimorar a aprendizagem e preparar os alunos para um excelente desempenho no Ensino Fundamental e Médio. Por isso, pedimos que os gestores e professores nos ajudem a apoiar os nossos estudantes e criem estratégias de sensibilização e mobilização, a fim de que todas as escolas participem, garantindo, assim, o sucesso em mais esta etapa do processo”, pediu.
De acordo com a coordenadora regional do CNCA, Neidimar Abreu, a Fundação Cesgranrio é quem aplicará a prova. “A avaliação é somativa para saber se o aprendizado dos alunos do 2° ano está adequado nos níveis de alfabetização. Será uma oportunidade incrível para garantir que nossas crianças estejam alfabetizadas”, explicou.
A articuladora municipal do CNCA pela Seduct, Layla Constantino, acrescentou que a medida será fundamental para que a rede municipal de ensino possa medir os índices e melhorar a qualidade da educação. “Estamos vivenciando mais um momento de ação firmada com o Governo Federal de compromisso com a alfabetização e, por meio do Ministério da Educação, avançamos em mais uma ação que demonstra o apoio da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro”, completou.
Para Layla, trata-se de importante instrumento no processo de ensino e aprendizagem. “Acreditamos que é possível realizar reflexões e análises pedagógicas identificando o desenvolvimento dos nossos estudantes, os seus avanços, as suas dificuldades e, posteriormente, pensar nas próximas ações focadas na melhoria educacional. Esta é mais uma ação concreta no propósito de garantir que todas as crianças da rede pública estejam alfabetizadas ao final do 2o ano do Ensino Fundamental. Para a operacionalização, será usada a estrutura e organização do Saeb”, finalizou.