‘2º Desfile de Moda Artesanal’ fortalecerá desenvolvimento sustentável

Spread the love

O evento vai acontecer no dia 15, às 19h, ao lado do Posto de Informações Turísticas (PIT)

Premiado pela Lei de Incentivo Cultural Paulo Gustavo (LC195/2022), através do Edital 06 da Secretaria Municipal de Cultura, de 31 de outubro de 2023, o 2º Desfile de Moda Artesanal do Polo de Artesanato de Macaé promete superar o sucesso do primeiro, quando todas as peças foram vendidas. O evento com o tema ‘Onde o sol banha a terra serena’ vai acontecer no dia 15, às 19h, em passarela de 9 metros e palco instalados ao lado do Posto de Informações Turísticas (PIT), na orla da Praia dos Cavaleiros.

A concepção artística do desfile é de Marilande Ribeiro. Um total de 24 artesãos apresentarão aproximadamente 25 composições em moda artesanal, acessórios, sandálias, bolsas e até moda para animais de estimação. O cenário contará com peças de decoração também produzidas por artesãos do Polo. A proposta é apresentar a tendência primavera-verão 2025 em artigos exclusivos. Cerca de 200 cadeiras serão disponibilizadas ao público e uma área terá cobertura.

Os artigos criados pelo grupo em distintas técnicas artesanais estarão expostos em aproximadamente 30 estandes, no dia do desfile (15) e no sábado (16), das 10hs às 22h, e ainda no domingo (17), das 10h às 17h. A produção dos associados é manual e visa à sustentabilidade. A presidente do Polo de Artesanato de Macaé, Juliana Fonseca, conta que os trabalhos nas texturas e cores da paleta 2025 da coleção dão ênfase ao amarelo e ao dourado do sol, o tema desta edição.

“São looks conceituais que exploram técnicas como crochê, costura, macramê, bordado e upcycling. As peças do desfile estarão disponíveis para venda ao final. Depois do primeiro desfile, todas as peças foram vendidas. Foi ótima a aceitação do público e sucesso de encomendas. O essencial é o reconhecimento do trabalho de cada artesã. O artesanato local evoluiu muito nos últimos anos, tanto em técnicas quanto em apresentação do nosso trabalho. Hoje podemos representar muito melhor a nossa cidade através de peças que valorizam a identidade cultural do município”, ressalta.

Fora a premiação pelo Edital Municipal 06/2023 (Lei Paulo Gustavo), a associação Polo de Artesanato de Macaé já foi contemplada com edital da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Lei Paulo Gustavo), também em 2023, e em edital municipal (Lei Aldir Blanc) em 2021. Os editais para financiamento de ações culturais através de seleção pública são custeados por repasses do Fundo Nacional de Cultura (FNC) a estados e municípios.

Para Juliana, a formalização em associação e a participação em editais públicos foi fundamental. “Agora temos mais reconhecimento e somos convidados para participar de feiras até no exterior através da Federação do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro (Faerj) a qual somos associados”, completa.

A feira de artesanato exporá também bijuterias, chapéus, biojóias, produtos infantis, filtros dos sonhos e artigos em técnicas variadas (crochê, bordado livre, biscuit, patchwork, cestaria, macramê) e materiais diversos (palha de fibra de bananeira, escamas de peixe, tecidos, fios de malha, linhas, sementes, metal, resina, pedras e penas). Mais informações estão disponíveis no site www.polodeartesanatomacae.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *