Projeto sobre o Bolsa Família no combate à pobreza em Campos é premiado

Spread the love

Por meio de parceria com a Prefeitura, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Serviço Social, Trabalho e Proteção Social da UFF realizou o mapeamento do perfil do público-alvo do programa

Em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, o projeto de extensão “Uma experiência no Procad de Campos dos Goytacazes: Abordando o programa Bolsa Família enquanto estratégia de combate à pobreza”, dos alunos do curso de serviço social da Universidade Federal Fluminense (UFF), foi um dos premiados da XVI Mostra de Extensão da Uenf, UFF e IFF e VIII UFRRJ, que, semana passada, reuniu mais de 300 trabalhos.
O projeto de extensão foi desenvolvido por alunos e professores do Grupo de Estudos e Pesquisa em Serviço Social, Trabalho e Proteção Social (GETRAPS) que, em colaboração com a SMDHS, realizou um mapeamento do perfil do público-alvo do Bolsa Família dentro do Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social (Procad-SUAS). O Procad tem o objetivo de estimular a atualização e regularização dos registros das famílias inseridas no programa.
Os bolsistas, que foram capacitados pela gestão do Bolsa Família e do Cadastro Único do município, participaram de mutirões de atualização do CadÚnico e visitas domiciliares ao longo de 2024. Dos três grupos que realizaram o trabalho de campo, o que participou da XVI Mostra de Extensão da Uenf reuniu os seguintes dados: 547 domicílios visitados, 257 famílias encontradas (70,7%) e 227 cadastros atualizados (29,3%).
“Destaca-se que o PBF é o maior programa federal de transferência direta de renda no Brasil, direcionado a famílias em situação de vulnerabilidade. No entanto, não é suficiente para enfrentar as desigualdades sociais que perpetuam a exclusão social. Para mais, o PROCAD-SUAS foi criado como um instrumento de apoio aos municípios, buscando estimular a atualização e a regularização de inconsistências nos cadastros, de forma a tornar o CadÚnico mais preciso”, citou o GETRAPS através das considerações finais do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *