Quissamã celebra o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha com roda de conversa e criação da Coordenadoria de Políticas para a Igualdade Racial nesta terça (25)

Em celebração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho, a Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria municipal de Assistência Social, realiza um evento voltado para destacar a importância das mulheres negras na sociedade, além da luta contra a opressão do racismo. A roda de conversa “O papel da mulher negra no mercado de trabalho”, será realizada a partir das 14h, no auditório da prefeitura.

A coordenadora municipal de Políticas para a Igualdade Racial, Jovana de Azevedo, lembra que o município vai comemorar oficialmente a data de forma pioneira.

“Precisamos fazer de terça-feira (25), um dia para reforçar o comprometimento de Quissamã com a pauta. É histórico, porque primeira vez a Prefeitura celebra de fato a data, além do Dia Nacional de Tereza de Benguela, uma data importante, onde fortalece uma luta que se iniciou lá atrás com tantas outras mulheres negras, como Dandara de Palmares, Ruth De Souza, Carolina Maria de Jesus, entre outras”, comentou Jovana, que também ressaltou a criação da Coordenadoria. “Fato histórico, que tem uma importância na política pública do município para consolidar o comprometimento e engajamento com a pauta antirracista”, disse.

Os desafios e possibilidades das mulheres negras no mercado de trabalho dos dias atuais será amplamente dialogado com grandes profissionais negras da região que se destacam em diversas áreas, como assistência social, saúde, educação, comunicação, mídia, diversidade, entre outras.
Convidadas para a roda de conversa

Participam do evento a jornalista, multiartista e empreendedora, Stella Tó; Nágila Oliveira, Bacharel em ciências sociais, Mestra em educação, demandas populares e contextos contemporâneos e atualmente é Coordenadora Especial de Política para as Mulheres em Quissamã; Meire Paiva de Carvalho, Técnica de enfermagem, que atua como orientadora social na Prefeitura de Quissamã e eleita Vice-presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial do município; a Hairstylist Deisiane Sales; e a Educadora, pós-graduada em psicopedagogia e educação infantil, Mariângela Braga.

Durante a programação, a prefeita Fátima Pacheco vai realizar a posse oficial da Jovana de Azevedo como coordenadora Municipal de Políticas para a Igualdade Racial, além de Nágila Oliveira como coordenadora Especial de Política para as mulheres.

“O intuito deste encontro é trazer reflexões que venham a contribuir para a adoção de práticas antirracistas, em especial as que envolvem as mulheres negras que historicamente apresentam grande importância para o desenvolvimento do Brasil”, comentou Nágila.
Ações importantes do município

A Prefeitura deu início em 2022 às ações para promoção da igualdade racial — Tendo como base de instalação o CRAS de Santa Catarina, a Secretaria de Assistência Social deu início em junho de 2022 às ações do Programa de Igualdade Racial, que segue as orientações do SINAPIR do Governo Federal. No ano, o município de Quissamã apresentou avanços significativos na área, com a aprovação do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial, a criação da Central de Estudos, Pesquisa e Planejamento Étnico Racial, além de assinar o compromisso com a Rede de Cidades Antirracistas.

Quissamã também entrou para a história fazendo parte da Rede Global de Cidades Antirracistas, lançada em abril, em Denver, nos Estados Unidos. A rede global conta com a participação de mais de 20 de outros países e quase 30 municípios do Brasil.

Em junho, Quissamã sediou o 1º Seminário da Rede Global de Cidades Antirracistas, com proposta de promover a promoção de políticas públicas de igualdade racial para beneficiar as populações negra, indígena, quilombola, cigana e tradicional de matriz africana da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *