Roda de conversa realizada no Dia do Estatuto da Criança e do Adolescente

Spread the love

O Dia do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), 13 de julho, foi lembrado com uma roda de conversa no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Barcelos. Durante o evento, foram abordados temas como educação, saúde, proteção contra a violência, participação social, cultura e lazer.

O objetivo da roda foi promover a conscientização e o diálogo sobre os direitos fundamentais estabelecidos no ECA. Por meio de jogos, brincadeiras e dinâmicas interativas, as crianças e adolescentes puderam aprender de forma divertida sobre seus direitos e deveres, bem como os mecanismos de proteção previstos no estatuto. O palhaço Coração também participou das atividades.

Coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Michele Bastos destacou que ao final do evento, ficou evidente o impacto positivo da roda de conversa. “As crianças e adolescentes se sentiram empoderados e mais conscientes de seus direitos e responsabilidades. Por meio do diálogo e das atividades lúdicas, eles puderam compreender que a garantia de seus direitos depende tanto do Estado quanto da sociedade em geral”, justificou.

Ela completou que a realização da roda de conversa fortaleceu o compromisso da comunidade de Barcelos em promover e proteger os direitos das crianças e adolescentes, além de valorizar a importância do ECA na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.

O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio do Departamento da Infância e Adolescência e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, em parceria com o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *