Quissamã: equipes participam de encontro para troca de experiência no atendimento ao público LGBTQIAPN+

Spread the love

Representantes da secretarias de Assistência Social e Saúde da Prefeitura de Quissamã e Comissão de Promoção dos Direitos da População LGBTQI+ do município, estiveram em Campos dos Goytacazes nesta quarta-feira (29), dia do Orgulho LGBTQIAPN+, em um encontro para troca de experiências, voltado para atendimento ao público.

Quissamã vai implementar um Núcleo que atue com informações, acolhimento e mobilização de políticas públicas de combate à LGBTfobia, buscando realidades já em estabelecidas em outros municípios.

“Vamos implantar esse Núcleo em Quissamã funcionando junto ao CREAS, que é nosso serviço de atendimento especializado. Precisamos formatar nosso modelo de atendimento com experiências exitosas em outros municípios. Também vamos contar com ações do Governo do Estado, que sabe que estamos nesse processo de adesão a um Núcleo no município”, disse a Secretária Municipal de Assistência Social, Tânia Magalhães.

Representante da Comissão de Promoção dos Direitos da População LGBTQI+, Riaggo Silva destacou as ações compartilhadas com o município. “Recebemos um livro como funciona todos os atendimento, todas as orientações e acompanhamento que fazem. É um trabalho que começam desde o início com o acolhimento com esse público, até retificação de nome, orientação jurídica, psicológica. Eles fazem todo esse tipo de atendimento desde o início, quando você começa com a acolhida até mesmo a questão de troca de nome”, disse.

A previsão é de que no mês agosto aconteça uma capacitação em Quissamã com a equipe técnica do Estado voltada para a Assistência Social e Saúde. A partir do atendimento, o encaminhamento para outros serviços das secretarias acontece de uma forma mais direcionada e humanizada.

E além da parte social, o atendimento ao público LGBTQIAPN+ também demanda atenção para a saúde, com humanização no atendimento, ida ao endócrinologista, atendimento ambulatorial, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *