Reunião sobre Ronda Maria da Penha resulta em plano de ação

Spread the love

Plano de Ação envolve aprimoramento da capacitação dos agentes da Guarda, implementação de protocolos de atendimento padronizados, intensificação da parceria com outros órgãos

A Subsecretaria de Políticas para Mulheres e a Guarda Civil Municipal de Campos (GCM) se reuniram esta semana para o fortalecimento das ações de combate à violência contra a mulher em Campos. O encontro teve como objetivo principal discutir as tratativas da Ronda Maria da Penha e o aprimoramento das boas práticas no atendimento aos casos de violência. A reunião resultou em um plano de ação, que envolve o aprimoramento da capacitação dos agentes da Guarda, a implementação de protocolos de atendimento padronizados, a intensificação da parceria com outros órgãos, como delegacias especializadas e centros de referência, e a realização de campanhas educativas voltadas para a conscientização e prevenção da violência contra a mulher.
“A Ronda Maria da Penha é uma iniciativa que visa garantir a proteção e a segurança das mulheres vítimas de violência doméstica. Trata-se de um patrulhamento especializado, no qual equipes da Guarda Municipal são treinadas para atender de forma eficiente e sensível às mulheres em situação de risco. Essa ação busca garantir o cumprimento das medidas protetivas, prevenir agressões e proporcionar apoio às vítimas”, destaca a subsecretária, Josiane Viana.
Durante a reunião, foram discutidas boas práticas adotadas em outras localidades, com o intuito de obter um panorama mais amplo sobre as ações que têm se mostrado eficazes no combate à violência de gênero. Foram abordados temas como a escuta qualificada, o acolhimento adequado, a agilidade na resposta e a articulação com outros órgãos e instituições envolvidas na rede de proteção às mulheres.
“A parceria entre a Subsecretaria de Políticas para Mulheres e a Guarda Civil evidencia o comprometimento do poder público em enfrentar a violência de gênero e garantir a segurança e os direitos das mulheres. A Ronda Maria da Penha e a adoção de boas práticas no atendimento são passos significativos na construção de uma sociedade mais igualitária e livre de violência para as mulheres de Campos”, frisa a subsecretária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *