“Leopoldina: A Libertadora do Brasil” neste sábado no Teatro Trianon

Spread the love

Depois do sucesso no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e no Teatro João Caetano, espetáculo chega ao Trianon, prometendo uma experiência teatral incrível

Depois de cinco meses de grande sucesso em importantes e históricos palcos da capital, como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o espetáculo “Leopoldina Carolina Josefa – A Libertadora do Brasil”, será apresentado, neste sábado (3), às 20h, no Teatro Municipal Trianon. Os ingressos custam R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia) e estão à venda (AQUI) e na bilheteria do teatro, nesta sexta, das 10h às 17h e, no sábado, a partir das 16h. A peça tem classificação 14 anos. O evento tem o apoio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).
A peça mostra a história de Dona Leopoldina – imperatriz do Brasil – em seu leito de morte, relatando sua entrada no Brasil e os fatos históricos envolvidos. O recorte histórico começa por sua vinda da Áustria, já casada, por procuração, com D. Pedro I. Apaixonando-se perdidamente pelo marido e pelo novo país que conhecera, Leopoldina terá um legado de dedicação aos pobres, exercendo a caridade e a compaixão, sobretudo com a população negra, mostrando-se contrária ao regime de escravidão e sendo voz isolada na Corte.
No âmbito pessoal, a montagem mostrará o sofrimento da imperatriz com as mortes de filhos e a infidelidade de D. Pedro, principalmente com Domitila de Castro, a Marquesa de Santos. No âmbito político, o foco será a articulação do rompimento com as cortes portuguesas, junto de José Bonifácio, tendo como resultado prático o conhecido “Dia do Fico”. A independência do Brasil também terá destaque.
No espetáculo cria-se uma relação íntima do público com Dona Leopoldina, que encontra, na plateia, um lugar seguro para contar sua versão dos fatos e fazer confissões, mostrando a figura humana que foi.
Com texto de André Faxas e direção de Sérgio Telles, a montagem será encenada pelos atores Carol Faxas, Elaine Vieira, Jeremias Flôres, Maria Zenayde, Ricardo Góes, Helder Renovato, Iasmim Caetano, Alexandra Carla e André Faxas. A peça tem produção executiva e figurinos de Patrícia Fiorani, operação de som de Juliana Gomes, iluminação de Ademir Lamego, cenotécnica de Wellington Leite, fotografia de Michael Menezes e Thayná Soeiro e filmagem de Walter Santos.
“Nosso espetáculo espera conquistar os espectadores campistas, com uma experiência teatral incrível, na qual os fatos históricos do processo de independência do Brasil serão mostrados, com foco na personagem Leopoldina, uma das figuras mais complexas, relevantes e injustiçadas de nossa história. A peça mostra, também, o legado intelectual que a imperatriz deixou”, anuncia André Faxas, autor do texto da peça e intérprete de José Bonifácio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *