Durante o evento, como previsto no regimento do Conselho Municipal de Cultura, haverá a alternância da sua presidência, que passará a ser gerida pelo poder público
Apresentações artísticas marcaram a abertura da VIII Conferência Municipal de Cultura de Campos dos Goytacazes, na noite desta sexta-feira (12), no Museu Histórico. O evento termina neste sábado (13), quando, como previsto no regimento do Conselho Municipal de Cultura de Campos (Comcultura), haverá a alternância da sua presidência, que passará a ser gerida pelo poder público, sendo assumida pela presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas.
No pátio do Solar do Visconde de Araruama a poesia ganhou vida nas interpretações de Artur Gomes e Eliane Gentile. O pianista clássico, Ivan Glória Machado, apresentou bonitas canções, encerrando a intervenção, sendo longamente aplaudido pelos conferencistas.
No Auditório Maria Helena Gomes, uma mesa de debate foi a primeira atividade da Conferência. O encontro contou com as participações da presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas; do presidente do Comcultura, Marcelo Sampaio e do gerente do Sistema Municipal de Cultura, Ronaldo Junior. Juntos, eles falaram sobre a história do Comcultura, criado em 1973, tendo, como primeiro presidente, o jornalista Oswaldo Lima. Foram expostos, também, os desafios da aprovação do Plano Municipal de Cultura, aprovado pelo Conselho, em 2020, e sancionado em 2021, pelo prefeito Wladimir Garotinho.
Marcelo Sampaio encerrou, na ocasião, seu segundo mandato à frente do Comcultura. O professor é o primeiro representante da sociedade civil eleito, por duas vezes, para ocupar a cadeira. “Obtivemos muitos avanços e demos novo vigor ao Conselho, por meio do saudável procedimento de alternância em sua gestão. Sigo à disposição da cultura de nossa Campos”, disse.
Auxiliadora Freitas avaliou a importância da Conferência e do fazer cultural. “A cadeia de trabalho dos que militam na cultura precisa ser formada por pessoas conscientes da causa que defendem. A sociedade civil e o poder público precisam caminhar juntos, a exemplo do que acontece no Comcultura. Neste sábado, com a eleição dos novos ocupantes das cadeiras das câmaras técnicas, esperamos pela sequência da exitosa produtividade do nosso Conselho”, destacou.
A primeira noite do evento terminou com uma apresentação do cantor e compositor, Matheus Nicolau, que brindou o público com algumas de suas composições, como “Saudade”, um dos sucessos do seu primeiro CD. A vice-presidente da FCJOL, Fernanda Campos e a coordenadora do Museu, Graziela Escocard, prestigiaram o evento, junto de outros agentes da Fundação, membros do Comcultura e fazedores de cultura do município.
VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE CAMPOS
13/05
9h – Início da Conferência
12h às 14h – Almoço
14 às 17h – Plenária Final