Seleção Brasileira de Rugby vence o Campeonato Sul-americano em Saquarema

Recebendo pela primeira vez na história uma competição da modalidade, Saquarema deu um show no Sul-americano de Rugby Seven Feminino, realizado nos dias 10 e 11 de junho, no Estádio do Boavista, em Bacaxá. Jogando de forma espetacular, as meninas do Brasil faturaram mais um título internacional para o currículo.

Conhecidas como Yaras, as jogadoras da Seleção Brasileira de Rugby venceram todas as partidas disputadas no torneio, chegando à final contra a seleção da Colômbia. O placar, de 27×0, marcou a vigésima vez que o Brasil leva o título sul-americano.

“É diferente jogar em casa, diante da torcida. A nossa preparação para este torneio foi sobre defender o país para que ele fique orgulho de nós. Esta vitória é fruto de um trabalho de anos, desde o Rugby amador ao profissional”, comemorou o técnico da Seleção Brasileira, William Broderick.

“É muita emoção poder, no vigésimo título da seleção brasileira feminina, encerrar a minha carreira podendo participar desta festa incrível, neste campo, com esta torcida linda”, vibrou a yara Claudia Teles, que representou o Brasil nas Olimpíadas e foi medalhista pan-americana.

“O Rugby é um esporte sensacional e que cativou muitas pessoas em Saquarema. As atletas puderam visitar escolas da rede municipal de educação para apresentar o esporte às nossas crianças e eles ficaram encantados. Começamos a criar um legado, um vínculo do Rugby com Saquarema. Tenho certeza de que esse Sul-americano ainda dará muitos frutos em nossa cidade”, informou o secretário municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael Castro.

“As meninas do Brasil jogaram com muita garra e determinação. Este foi o primeiro torneio no país após as Olimpíadas de 2016 e foi muito gratificante ver nossas jogadoras no lugar mais alto do pódio, aqui em Saquarema! Nossa cidade e nossa torcida, como sempre, trazendo boas energias para as equipes brasileiras!”, completou a Prefeita Manoela Peres.

Com entrada gratuita, a torcida encarou o frio e a chuva para prestigiar as jogadoras brasileiras. Das arquibancadas, a festa dava uma motivação extra para as yaras conquistarem o título continental.

Surgido em 1823 na Inglaterra, o Rugby é um esporte que exige muita resistência, habilidade e estratégia por parte dos atletas. O campo de disputa possui duas traves, em formato de H, e o objetivo do jogo é conduzir uma bola oval, com as mãos ou chutando, até a linha de fundo do time adversário e encostá-la no chão, realizando um try e chutando ao gol para obter pontuação extra. A regra permite apenas passes para as laterais ou para trás, mas é válido segurar e derrubar o oponente que esteja com a posse da bola, realizando um tackle. A categoria Seven é disputada por sete atletas de cada lado em dois tempos com sete minutos cada.

Os jogos foram realizados pela Sudamérica Rugby, com patrocínio da TIM e apoio da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) e da Prefeitura Municipal de Saquarema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.