SMOMU FINALIZA A CAMPANHA MAIO AMARELO COM DICAS PARA MOTORISTAS E MOTOCICLISTAS E PALESTRA

A campanha Maio Amarelo foi criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2014, com o propósito de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. Durante todo o mês passado a campanha, como nos anos anteriores, foi realizada pelas redes sociais, divulgando o material disponibilizado pela Secretaria Nacional de Trânsito e outras entidades ligadas ao setor. Em Nova Friburgo, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), disponibilizou diversas informações de prevenção de acidentes e para melhor condução dos veículos no trânsito.

MOTORISTAS – Uma das últimas dicas da campanha foi direcionada aos motoristas quanto a dirigir descansados para ter todos seus deslocamentos seguros. Cita que o sono, a fadiga, e até o estresse, são fatores que causam inúmeros e graves sinistros de trânsito.

Os motoristas não devem chegar perto e tampouco tentar extrapolar seus limites físicos e psicológicos. Isso pode ser fatal. Devem descansar bem, principalmente antes de trajetos mais longos, cuidar da alimentação e dirigir sem distrações, a fim de chegar bem ao destino.

MOTOCICLISTAS – Outra dica no final da campanha foi direcionada aos motociclistas conscientes, que não abrem mão dos equipamentos de segurança. Veículos de duas rodas são extremamente vulneráveis no trânsito. Por isso o condutor desse tipo de veículo deve se precaver, se protegendo tanto com os equipamentos obrigatórios quanto com os recomendados.

Os condutores devem usar capacete, jaqueta com proteções próprias, antena de aparar linhas de pipa, protetor para pernas, calça comprida, bota, joelheira e luvas. E devem se lembrar de regular bem os espelhos retrovisores, mantendo-os limpos, bem como utilizar a viseira abaixada (ou óculos de proteção específicos, para capacetes sem viseira) para proteção dos olhos.

PREVENÇÃO ÀS INFRAÇÕES DE TRÂNSITO – E encerrando a campanha Maio Amarelo, o secretário da Smomu, Fabrício Medeiros, foi convidado pela firma provedora de internet Frionline para proferir palestra aos seus colaboradores, que teve foco nas cinco infrações mais constatadas na cidade e as maneiras de preveni-las. Também foram apresentadas as medidas que o poder público municipal vem adotando para melhorar a infraestrutura viária e os deslocamentos.

As cinco infrações mais constatadas são: deixar o condutor e/ou o passageiro de utilizar o cinto de segurança (28,59%), avanço de sinal vermelho (22,58%), estacionar o veículo em fila dupla (10,19%), segurar /manusear o telefone celular (9,38%) e estacionar impedindo a movimentação de outro veículo (5,40%).

AÇÃO DO PODER PÚBLICO – O uso do celular, avançar o sinal vermelho, deixar de usar o cinto de segurança e todas as infrações de estacionamento totalizaram 96,61% em 2021. Recentemente, a Smomu implantou mais de 50 vagas de curta duração espalhadas pelos principais polos comerciais. Já foi iniciado também o processo de contratação para elaboração do plano. Além disso, diversos processos licitatórios estão em fase de conclusão. Serão cerca de R$ 4 milhões retornados aos usuários das vias para melhorias em sinalização e diversos outros elementos que oferecerão segurança nos deslocamentos.

Por fim, Fabrício salientou que projetos junto ao DER também estão em fase de amadurecimento, como a implantação de faixa exclusiva para ônibus em toda a extensão da Avenida Governador Roberto Silveira, sentido Conselheiro Paulino, e ciclofaixa no sentido Centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.