Prefeitura implanta programa de Planejamento Familiar

A partir da próxima semana, homens e mulheres poderão participar do programa de Planejamento Familiar, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Francisco de Itabapoana. O lançamento da iniciativa aconteceu nessa quinta-feira (26), na Câmara Municipal.

O programa é voltado para pessoas em idade fértil e que desejam iniciar a vida sexual ou planejar a chegada dos filhos. Para participar, basta procurar o polo de Estratégia Saúde da Família (ESF) mais próximo de sua residência e agendar a presença na reunião, etapa crucial para prosseguir com a assistência. Esse encontro acontecerá mensalmente e vai explicar a funcionalidade do programa, além de abordar os métodos contraceptivos.

“Após esse encontro, o participante será avaliado pelo enfermeiro do PSF. Com base nesta triagem, haverá o encaminhamento para a Clínica da Família Germano Barros Delgado, onde o atendimento prosseguirá com uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeiro, médico, assistente social e psicólogo”, explicou a coordenadora de Saúde da Mulher da SMS, Thaiany Paes.

Ela esclarece que depois dessa assistência na Clínica da Família, que incluem ainda exames e coleta de toda documentação, a pessoa será direcionada para o Setor de Regulação do Hospital Municipal Manoel Carola para agendamento do procedimento cirúrgico contraceptivo. Tanto a vasectomia, quando a laqueadura são permitidas somente para maiores de 25 anos e que possuam dois filhos vivos.

Outro procedimento a ser adotado é a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU), indicada apenas para mulheres com um filho vivo.

O secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, destacou que o programa segue todos os protocolos do Ministério da Saúde e visa reduzir o número de gravidezes indesejadas e gestações em menores de idade.

“Este importante avanço no município é graças ao empenho da prefeita Francimara Barbosa Lemos, que permitiu a reabertura do centro cirúrgico do nosso hospital, onde os procedimentos de vasectomia e laqueadura serão realizados. A inserção do DIU também é outra novidade na assistência prestada na Saúde são franciscana ”, observou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.