Mutirão: 70% dos agendamentos para exames de alta complexidade concluídos

Agendamento no Núcleo de Controle e Avaliação, em frente à secretaria de Saúde, com pedido do SUS (encaminhamento médico), documentos pessoais e cartão do SUS

Em pouco mais de dois meses, desde que foi lançada a segunda etapa do Mutirão da Saúde para exames de alta complexidade, entre ressonância magnética e tomografia, 4.125 agendamentos já foram feitos, das 6 mil vagas disponibilizadas pela Secretaria municipal de Saúde. A nova fase teve início em 29 de março, um dia após o lançamento oficial pelo Prefeito Wladimir Garotinho.
Neste momento restam apenas 400 pessoas em fila aguardando agendamento para exames de alta complexidade. Para o secretário de Saúde, Paulo Hirano, isso é mais um avanço do governo Wladimir Garotinho.
“Em dois meses nós já atingimos quase 70% dos exames programados, que será um total de 6 mil a serem realizados neste mutirão de imagens de alta complexidade. Então, a gente convoca as pessoas que ainda necessitam de exames em nível de tomografia e ressonância, que procurem a Secretaria de Saúde, através do Núcleo de Controle e Avaliação, para que possa fazer essa marcação e contemplar a necessidade da nossa população”, falou o médico.
A dona de casa, Ana Maria Rodrigues Barreto, de 59 anos, agradeceu muito a Deus por ter conseguido agendar seu exame de ressonância magnética. “Eu agradeço a Deus, em primeiro lugar, e ao prefeito Wladimir, porque se não fosse por esse mutirão eu não ia fazer esse exame tão complexo. Estou muito satisfeita e com o atendimento daqui (do Núcleo) também. Nota 1000”, comemorou a dona de casa.
Para o agendamento, a pessoa tem que comparecer ao Núcleo de Controle e Avaliação, que funciona na Rua Voluntários da Pátria, nº 185, em frente ao prédio da secretaria de Saúde. Entre os documentos necessários estão o pedido original do SUS – Sistema Único de Saúde –(encaminhamento médico), documentos pessoais e cartão do SUS.
CATARATA – AGENDAMENTO DA 1ª CONSULTA ZERADO
A diretora de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA), Bruna Araújo, informou que foram zerados os agendamentos da primeira consulta para pacientes que aguardam por cirurgia de catarata. Segundo ela, hoje, não existe ninguém em fila aguardando o início do processo.
Bruna comentou que esses pacientes iniciam o processo pelo Núcleo, onde é agendada a primeira consulta e todos os exames, total de 08. Feito todos esses procedimentos, o paciente é encaminhado para o risco cirúrgico e em até 20 dias ele já realiza a cirurgia do primeiro olho, caso não tenha nenhum problema de saúde que impeça a realização do procedimento.
“Neste momento no município, todas as solicitações de agendamento para o serviço de cirurgia de catarata foram agendadas. Não existe nenhum paciente em fila. Esses pacientes agora serão avaliados e agendados para a realização da cirurgia”, ressaltou a diretora do DACA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.