Prevenção do diabetes é tema de palestra em SJB

Evento desta quarta-feira integra a programação do “Novembro Azul Diabetes”, promovido pelo Hiperdia

Prevenção e cuidados do diabetes em mulheres foi o tema da palestra da médica obstetra Kíssila Rosane de Azevedo nesta quarta-feira, 24, na UMS Félix de Sá. O evento integra a programação do “Novembro Diabetes Azul”, organizado pelo Programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia). A apresentação contou com a presença de integrantes da equipe de Atenção Básica e do secretário municipal de Saúde, Sávio Sabóia.

A coordenadora do programa Hiperdia, Cátia Assis, abriu o evento destacando o papel da mulher nas famílias. “Vocês são o pilar da família e precisam cuidar da saúde, fazer os exames de rotina e ficarem atentas ao tratamento, além de manter uma alimentação saudável e ter uma rotina de exercícios”.

A obstetra alertou para o diabetes gestacional, que ocorre em aproximadamente 4% das grávidas. “É preciso preparar o corpo para a gravidez principalmente ter atenção com o peso, já que excesso de peso antes da gravidez é um dos fatores de risco do diabetes gestacional”.

Kíssila explicou que o diabetes gestacional é uma condição caracterizada por hiperglicemia (aumento dos níveis de glicose no sangue), reconhecida pela primeira vez durante a gravidez. “Qualquer mulher pode desenvolver diabetes gestacional, mas algumas mulheres estão em maior risco. Por isso a prevenção e o acompanhamento médico são fundamentais”, completou. 

O diabetes na gestação aumenta a morbidade e a mortalidade materna e fetal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *