Membros do Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia tomam posse

Depois de dez anos sem ações, o Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia foi reativado. A posse dos novos membros titulares e suplentes, além da mesa diretora, aconteceu na última semana. O mandato extemporâneo será de 1º de outubro a 31 de dezembro de 2021. Raphael Coutinho Natalino, representante da Secretaria Municipal Adjunta de Ciência e Tecnologia, foi escolhido como presidente, e Bernardo Mattos Tavares, representante da classe docente da área de graduação científico-tecnológica, é o vice-presidente.O Conselho foi criado através da Lei 3.015/2017 e o estabelecido no item 12.3 do Edital CMICT 001/2021, ainda no âmbito do Grupo de Trabalho para Reativação do CMICT instituído pelas portarias 1.116/2021 e 1.292/2021.

“O Conselho é fundamental para atuar junto ao poder público no processo de escolha dos melhores caminhos e ações que o município vai seguir na área de Inovação, Ciência e Tecnologia. Nesse cenário mundial, elas são fundamentais para o desenvolvimento, crescimento econômico, geração de emprego e renda e democratização de oportunidades. A entidade ficou com as atividades durante quase 10 anos. Por isso, é de extrema importância continuarmos inovando”, ressaltou Raphael Natalino.

“Ter um instrumento como esse, que tem por objetivo apoiar a gestão pública do município, a partir do desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação, com foco no desenvolvimento sustentável da cidade, é fundamental. Que o nosso Conselho seja mais que consultivo, seja propositivo e dinâmico no encaminhamento de soluções que transformem de maneira positiva a vida de quem vive em Macaé”, frisou a Secretária Adjunta de Ensino Superior e coordenadora do Grupo de Trabalho para reativação do CMICT, Flaviá Picon.

Nos próximos 60 dias, os membros do conselho terão as atribuições de aprovar a seleção de membros do setor produtivo que irão ocupar três cadeiras ainda vagas. Além disso, será elaborado e aprovado o regimento interno do conselho e, ainda, o processo eleitoral para o mandato do biênio 2022/2023.

O Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia fica vinculado à Secretaria Municipal Adjunta de Ciência e Tecnologia, que viabilizará a infraestrutura operacional e administrativa necessária para a sua instalação e para o desempenho de suas competências.

Os novos membros do CMICT são os seguintes:
Pela Secretaria Municipal Adjunta de Ciência e Tecnologia:

Conselheiro Titular: Alex Sanders Bogado de Lima

Conselheiro Suplente: João Baptista Magalhães da Silva

Conselheiro Titular: Newton Estevão de Amorim Neto

Conselheiro Suplente: João Carlos Sant’Anna da Silva

Conselheiro Titular: Raphael Coutinho Natalino

Conselheiro Suplente: José Carlos de Almeida Meirelles

Pela classe dos servidores municipais técnico-administrativos:

Conselheiro Titular: Luemy Avila Santos Silva

Conselheiro Suplente: Roberto Mendonça de Lemos Junior

Conselheiro Titular: Vinicius Gonçalves da Silva

Conselheiro Suplente: Luciano de Oliveira Deconte

Pela classe docente da área de graduação científico-tecnológica:

Conselheiro Titular: Bernardo Mattos Tavares

Conselheiro Suplente: Henrique Rocha Mendonça
Setor produtivo: vagas ainda a serem preenchidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *