Desafio Inovar: inscrições vão até o dia 20

Seguem abertas até o próximo dia 20 de outubro as inscrições para o Desafio Inovar. O cadastro deve ser feito através do site www.inovareaprender.com.br/desafioinovar. Poderão se inscrever, somente com um projeto, estudantes de escolas públicas e privadas, matriculados regularmente na Educação Infantil, 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e em qualquer série do Ensino Médio regular ou técnico. O concurso é desenvolvido pelo programa InovareAprender, promovido na rede municipal, com a finalidade de incentivar a investigação, a inovação científica, o uso de novas tecnologias, a robótica e a cultura maker.Para participar é necessária a inscrição de um projeto de natureza investigativa ou de inovação, que tenha a temática socioambiental, que já pode ter sido apresentado ou submetido a outros concursos. A seleção dos projetos mais criativos será realizada pela equipe de coordenação. O desafio é afiliado à XIV Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI), e com isso haverá a seleção de quatro projetos para participar da Feira Estadual – o trabalho deve atender aos requisitos do edital da FECTI disponível no site www.inovareaprender.com.br/desafioinovar.

Cada projeto inscrito deverá contar, obrigatoriamente, com um professor orientador (professor responsável pela orientação do projeto), vinculado à escola na qual estão matriculados os alunos participantes.Um comitê fará uma pré-avaliação das redações e mídias enviadas pelos professores. Os projetos serão avaliados levando em conta também a faixa etária dos alunos-autores.

Os principais objetivos do concurso são: Incentivar e apoiar a exposição da criação e da inovação com o foco na inteligência artificial; Incentivar e apoiar a exposição da criação e da inovação com o foco na transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta, em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, entre outros.

A escolha será através das seguintes categorias: Educação Infantil: exposição de trabalhos em vídeo sem classificação; anos iniciais 1º, 2º e 3º anos de escolaridade: exposição de trabalhos em vídeo sem classificação; anos iniciais 4º e 5º anos de escolaridade: exposição oral de trabalhos em vídeo e premiação das 3 melhores propostas; e anos iniciais 6º e 7º anos de escolaridade: exposição oral de trabalhos em vídeo e premiação das três melhores propostas. Todos os alunos recebem medalhas e/ou certificados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *