Cidac lança “Catálogo de TIC” para otimizar pedidos de equipamentos e serviços

Cardápio padrão de soluções tecnológicas de TI e Telecomunicações vai agilizar os procedimentos de requisições

Em mais um passo da implantação do Programa Governo Digital, o Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac) lança o portal “Catálogo de TIC”, que poderá ser acessado pela rede interna da Prefeitura de Campos, através do site www.catalogotic.campos.rj.gov.br. Com a iniciativa serão oferecidas soluções tecnológicas de TI e Telecomunicações, que vão agilizar os procedimentos de requisições de equipamentos e serviços em cada órgão da administração municipal. O novo procedimento vai automatizar 90% dos procedimentos, além de desburocratizar o serviço da administração pública.
Segundo o técnico do Cidac, Osvaldo Mascarenhas, esse catálogo oferece soluções objetivas para as necessidades de equipamentos e serviços para toda a administração municipal. “O responsável deve escolher a melhor solução que atenda a secretaria, seja de equipamentos ou serviços, e juntar ao processo de requisição. Como todos os itens do catálogo já são aprovados tecnicamente pelo comitê de avaliação do Cidac como as melhores soluções para a Prefeitura, basta juntar o item escolhido, indicar a quantidade e fazer a justificativa da aquisição ou da contratação”, disse o técnico.
Por mês, o Cidac recebe dezenas de processos para emissão de Parecer Técnico e os processos são analisados individualmente. “São horas avaliando especificações técnicas, verificando se são compatíveis com a rede da Prefeitura e com os demais equipamentos. Vamos automatizar 90% desse procedimento, economizando muito tempo, que poderemos investir em outras atividades no dia-dia, além de acabar com a burocracia”, explica o técnico do Cidac, Petrucio Oliveira. 
De acordo com Petrucio, com o Catálogo de TIC, o profissional olha algo que já sabe ser aprovado para uso e solicita. “Por exemplo, quando uma secretaria precisar adquirir computadores, encontrará listadas no catálogo as especificações técnicas para cada tipo de uso. O responsável pela área escolhe o modelo que melhor atende, coloca a quantidade, justifica o pedido e envia diretamente para o setor de licitações”, conclui.

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