Vacinação contra Covid-19: 20% da população imunizada com a primeira dose

A vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19) em São Francisco de Itabapoana (SFI) alcançou a marca de 8.474 pessoas imunizadas com a primeira dose, o que representa 20,08% da população. Deste total, 4.042 pessoas (9,58%) já receberam a segunda dose. Ao todo, 12.516 vacinas foram aplicadas.

Os índices municipais seguem superando as médias nacional e estadual, conforme levantamento de um consórcio de veículos de imprensa.

“Contamos com o auxílio dos moradores para seguirmos avançando. Se você faz parte de algum grupo prioritário vacinado atualmente, não deixe de realizar o agendamento”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista. Ele também alertou aos moradores para que fiquem atentos a data marcada para segunda dose.

Para a prefeita Francimara Barbosa Lemos, o avanço no processo evidencia o resultado positivo da implantação de medidas como o aumento no número de polos de imunização. “Destaco também a garra dos profissionais envolvidos. SFI agradece muito o empenho de todos vocês”, disse.

Atualmente, o município, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde (SES), agenda a vacinação para moradores com comorbidades a partir de 55 anos. Gestantes e puérperas entre 18 e 59 anos que apresentem comorbidades, portadores de deficiência permanente entre 55 e 59 anos que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC), e pacientes renais que fazem hemodiálise entre 18 e 59 anos também podem realizar o agendamento. Em todos estes casos, é necessário apresentar laudos, além de comprovante de residência, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Para comorbidades, há um documento específico — você pode baixar clicando aqui.

Portando a documentação necessária, a população deve procurar a polo mais próximo de sua residência:  Clínica da Família Germano Barros Delgado (Centro) e os polos de Estratégia Saúde da Família (ESF) de Barra do Itabapoana, Travessão de Barra, Bom Lugar, Praça João Pessoa, Guaxindiba, Gargaú, Imburi e Floresta.  O Centro Municipal de Imunização (CMI), em Ponto de Cacimbas, também segue vacinando. Neste caso, o agendamento é através dos telefones 99779-6044 ou 99806-9771, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *