Segurança e fiscalização durante o carnaval em SJB

Ações foram alinhadas em reunião entre forças de segurança que atuam no município

Ações operacionais no período de carnaval, no combate a atos ilícitos de uma forma geral e no cumprimento de medidas de combate à pandemia, foram alinhadas durante uma reunião, na última quinta-feira, 11, entre as forças de segurança que atuam em São João da Barra. Reforço do efetivo Polícia Militar, na fiscalização, na atuação das barreiras sanitárias e fechamento de vias foram pontos definidos.

Participaram o secretário municipal de Segurança Pública, Anderson Campinho, o chefe de Serviço da 145ª Delegacia de Polícia, Adriano Robaina (representando o delegado Rodolfo Maravilha), o comandante da 5ª Companhia de Polícia Militar, Eliézer Silva, e o comandante da Guarda Civil Municipal, Marcos Teixeira. 

A fiscalização, de acordo com o secretário de Segurança Pública, Anderson Campinho, será intensificada em todo município com agentes da Defesa Civil Municipal, Guarda Civil, Fiscalização e Postura e Programa de Estadual e Integração na Segurança (Proeis). A Polícia Militar terá mais 300 policiais do efetivo extra. Um caminhão prancha, de acordo com o secretário, ficará à disposição para o recolhimento de motocicletas irregulares, utilizando torbal e eventuais minitrios, “carretinhas de som” e similares que sejam apreendidos.

– Diversas viaturas estarão à disposição para a realização desse trabalho, que tem como uma das principais atribuições identificar pontos de aglomeração e eventos clandestinos para que possamos tomar as medidas cabíveis com base no Decreto Municipal, em relação à pandemia, e no Código Penal, por descumprimento de medidas sanitárias, desobediência e perturbação do trabalho e do sossego. Quanto à barreira, além das já existentes, serão instaladas móveis em pontos diferentes de acesso ao município – explica.

Pelo plano de atuação traçado, consta a intensificação na fiscalização para o acesso a veículos, em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (DEMUTRAN), durante todo o período de carnaval, de áreas no entorno das lagoas de Grussaí e de Iquipari, onde vêm sendo registradas aglomerações, e a possibilidade do fechamento de trechos em outras vias com o mesmo intuito, como já vem acontecendo no período de verão na Avenida Liberdade e do outro lado da Lagoa, em Grussaí, em determinado horário.

– O entorno das Lagoas são áreas de proteção que vêm sendo utilizadas, até mesmo no período noturno, com a presença de veículos com equipamentos de som que acabam gerando aglomerações. A fiscalização será intensificada. Lembrando que esses locais estão liberados para o acesso dos banhistas, e contam com guarda-vidas da Defesa Civil municipal que atuam em apoio ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro– disse Campinho, disponibilizando para denúncias os números 2741-1190; 153 e WhatsApp 996153153, da Secretaria Municipal de Segurança Pública, e 190, da Polícia Militar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *