Dia Nacional de Combate ao Fumo

Data será lembrada em SJB com palestra e roda de conversa nesta terça-feira, no salão do santuário de Nossa Senhora da penha

A Secretaria de Saúde de São João da Barra, por meio do Programa de Controle do Tabagismo, realizará palestra e roda de conversa com o tema “Tabaco e doença cardíaca”, no salão do Santuário de Nossa Senhora da Penha, em Atafona, nesta terça-feira, 28, às 14h, para usuários do Cras e pessoas da comunidade.

A iniciativa, baseada no slogan “Com o coração não se brinca. Faça a melhor escolha para a sua vida: não fume!”, marca o início das celebrações pelo Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado 29 de agosto.

Segundo a coordenadora do programa de Controle do Tabagismo, Edilamar Leitão Caldas, as atividades acontecerão também na Unidade Básica de Saúde de Mato Escuro, quarta-feira, 29, às 9h, para agentes de saúde, equipe multidisciplinar da ESF e pessoas da comunidade; no Centro de Atendimento Psicossocial, em Atafona, dia 30, às 10h, para os usuários; e no salão da Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Atafona, dia 5 de setembro, às 14h, para gestantes do Cras e pessoas da comunidade.

“A proposta é conscientizar a população sobre os riscos causados pelo uso do cigarro, bem como os danos sociais, econômicos e ambientais”, disse Edilamar, que ministrará as palestras juntamente com a psicóloga do programa, Emanoele Oliveira Rios, visando esclarecer a relação do tabagismo com as doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais, infarto e angina.

– Além do trabalho informativo sobre os perigos causados pelo cigarro à vida, disponibilizamos na Policlínica, localizada na rua Barão de Barcelos, Centro, iniciação do tratamento para parar de fumar – finalizou a coordenadora do Program de Controle Tabagismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.