Palestra sobre prevenção da Hipertensão e Diabetes

Evento, nesta sexta-feira, foi promovido pelo Programa de Hiperdia, Saúde de São João da Barra

Para lembrar o Dia da Luta contra a Hipertensão Arterial, comemorado em 28 de abril, a Secretaria de Saúde de São João da Barra, promoveu nesta sexta-feira, 05, por meio do Programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia), a palestra com o tema: “Tratar a hipertensão é um ato de fé”, na Policlínica Municipal.

O programa Hiperdia foi reativado pela prefeita Carla Machado no início desta gestão, depois de um ano sem funcionar, e já atende atualmente cerca de 2.500 pacientes em todo o município. A atividade contou com palestras ministradas pela equipe da Secretaria de Saúde, além de aferição de pressão arterial e distribuição de material informativo.

O secretário de Saúde, Godofredo Neto, participou da ação e destacou os riscos da hipertensão e diabetes. “Apesar de serem doenças diferentes, a hipertensão e o diabetes frequentemente caminham lado a lado, pedindo mais cuidados durante o tratamento. Por isso é importante manter em dia as consultas médicas e tomar a medicação de forma adequada”, explicou.

O Ministério da Saúde aponta a hipertensão como fator de risco para o diabetes e vice-versa. Portanto, quem possui uma dessas complicações, deve ficar atento para a incidência da outra.

A coordenadora do Hiperdia, Catia Assis, ressaltou que o cadastro no programa pode ser feito nas unidades de saúde do município. “Os pacientes precisam manter o cadastro em dia, manter as consultas regulares e acompanhamento da equipe de saúde, para prevenir e combater essas doenças”, lembrou.

Após o cadastramento, os pacientes são assistidos com terapia medicamentosa e acompanhamento clínico. A coordenadora ainda completa que os pacientes podem levar uma vida saudável, com a prática regular de exercícios físicos, uma alimentação saudável e não fazendo uso de tabaco. “O sal é o maior vilão da hipertensão, assim como as bebidas alcoólicas. Por isso é importante a conscientização do hipertenso para adesão ao tratamento”, pontuou.

Também participaram da ação a coordenadora do programa de controle do tabagismo, Edilamar Leitão Caldas, a nutricionista, Adriana Imbelone, o coordenador de Odontologia, Vinicius Marques, e o educador físico, Régis Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.