Procissão do Fogaréu acontece nesta terça-feira

Procissão faz parte da programação na Semana Santa e tem início às 20h, saindo da Igreja São Pedro

Um dos grandes rituais da Semana Santa, a Procissão do Fogaréu traz novamente para São João da Barra tradições de um passado não muito distante. Luzes apagadas… Som de tambores, caixas, matracas… O ritual, que representa a perseguição dos soldados romanos a Jesus na antiga Jerusalém, acontece nesta terça-feira (11), às 20h, saindo da Igreja de São Pedro, local da concentração. A realização é da Irmandade São João Batista com apoio da Prefeitura de São João da Barra.

unnamed

Com as luzes do trajeto apagadas, soldados judeus (os chamados “farricocos”) com túnicas de cor, encapuzados, descalços e conduzindo tochas, são enviados pelo sumo sacerdote Caifás (João, 18:12) para prender Jesus. Eles saem pelas principais ruas da cidade, passando pelas igrejas de São Benedito, São João Batista e terminando na Igreja da Boa Morte. Em alguns momentos, parecem mesmo correr, o que transmite a sensação de uma real perseguição. Participam da procissão cerca de 70 homens encapuzados em cortejo.

A Procissão do Fogaréu já tinha registro no jornal sanjoanense ‘O Progressista’, de 26 de março de 1879 e voltou a ser realizada em 2013 no centro histórico da cidade. A publicação do referido jornal citava: “Nesse mesmo dia, pelas 7 horas da tarde, haverá as solemnes Matinas de Trevas, e findas estas, terá lugar o Mandato, ou Lava-pés, seguindo-se, depois de tudo isto, a Procissão do Fogaréu”.

“A Procissão do Fogaréu é uma grande e importante manifestação cultural popular e de fé. O resgate deste ritual foi importantíssimo para a cultura e tradição de São João da Barra”, ressalta a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Siqueira.

Programação da Semana Santa – A programação da Semana Santa em São João da Barra teve início na última sexta-feira, com Procissão do Depósito de Nossa Senhora das Dores. Já no domingo foi realizada a Procissão de Ramos.

A tradicional Procissão do Fogaréu acontece nesta terça-feira, 11, às 20h. A programação prossegue na Matriz com a Procissão do Encontro, na quarta-feira, 12, às 19h; Missa do Lava Pés, na quinta-feira, 13, às 19h; Procissão do Senhor Morto, na sexta-feira, 14, às 19h e logo após o Espetáculo da Paixão de Cristo “Nos Passos da Paixão”. Encerrando a programação, também na Matriz, no domingo, às 6h da manhã, Procissão da Ressurreição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.