Campos comemora 181 anos

A prefeita Rosinha, o líder do Governo Mauro Silva e vereadores na solenidade

66

Campos comemora nesta segunda-feira (28 de março) 181 anos de elevação à categoria de cidade. Em 28 de março de 1835, a Villa de São Salvador foi elevada à categoria de cidade com o nome de Campos dos Goytacazes. Às 8h aconteceu a solenidade de hasteamento das bandeiras do município, do Estado e do Brasil, no Centro Administrativo José Alves de Azevedo(Cesec), sede da Prefeitura, com a presença da prefeita Rosinha Garotinho.

44

Na cerimônia, a prefeita Rosinha Garotinho falou sobre os investimentos realizados no município, nos últimos anos, e sobre a crise econômica que o Brasil atravessa. A cerimônia foi realizada no pátio da Prefeitura com a participação do vice-prefeito Doutor Chicão; do líder do governo na Câmara Municipal, Mauro Silva, de outros vereadores, secretariado, do presidente do núcleo regional da Firjan, Fernando Aguiar e de um representante da Diocese.

– Mesmo passando por um momento difícil, devido à crise do pais, temos o que comemorar e fico feliz por isso. Estamos de pé e creio que vamos continuar assim -, destacou a prefeita em seu discurso.

Ao falar dos investimentos, a prefeita citou nas áreas da Saúde, Educação, Habitação, Passagem Social, Cartão Cidadão, Bairros Legais, Planos de Cargos e Salários, Vilas Olímpicas, cursos profissionalizantes, programa de microcrédito e outros. “Não acredito que haja outro município que tenha investido tanto em creches e escolas como nós investimos e continuaremos a trabalhar”, comentou a prefeita.

1835

As terras dos índios goitacazes começaram a ser colonizadas pelos portugueses em 1627, com a chegada dos “sete capitães”. Pertenceu à capitania de São Tomé e se tornou, cinquenta anos depois, no dia 29 de maio, a vila de São Salvador dos Campos. Em 1833, foi criada a Comarca de Campos e, em 28 de março de 1835, a Villa foi elevada à categoria de Cidade com o nome de Campos dos Goytacazes, dando início ao progresso na região.

Campos é o maior município fluminense em extensão territorial, e o sexto maior do Brasil, com área aproximada de 4.032 quilômetros quadrados. O mar de Campos detém as maiores reservas de gás natural e petróleo do País, onde a Bacia de Campos é a principal área petrolífera explorada no território brasileiro.

Atualmente, a cidade conta com diversos atrativos e vem se desenvolvendo em diversos setores, como cerâmica, pesca e agricultura. Na culinária, além da cachaça e da goiabada cascão, o suspiro e o chuvisco são famosos em toda a região. Além disso, a cidade possui prédios históricos que mostram claramente a sua tradição cultural , como o Museu Histórico de Campos, o Arquivo Público Municipal, o Teatro Municipal Trianon e a Casa de Cultura Villa Maria, entre outros.

– Campos cresceu muito nos últimos anos e a prefeitura realizou várias obras de infraestrutura e implantando programas que melhoraram a qualidade de vida da população, como o Morar Feliz, programa habitacional que vem beneficiando famílias que moravam em áreas de risco ou em situação de vulnerabilidade social; Bairro legal, melhorando a infraestrutura de bairros e levando saneamento básico a vários bairros e distritos, programa de imunização referência no país; construção de escolas e creches, entre outros – informa o secretário de Controle Orçamentário e Auditoria, Suledil Bernardino.

Cidade da Criança

Cidade Criança  (7) [1229911]

Cidade Criança  (3) [1229907]Cidade Criança  (2) [1229906]O aniversário de 181 anos de elevação de Vila de São Salvador à categoria de cidade de Campos foi comemorado nesta segunda-feira (28) também na Cidade da Criança Zilda Arns. A programação começou com o violonista Sérgio Alvarenga e a cantora Cris Raquel na execução do Hino Nacional e do Hino de Campos. Depois, não faltou o tradicional “Parabéns pra você”. As bandas de fanfarras mirins da Escola Municipal Maria Lúcia e do Centro Educacional 29 de Maio se apresentaram.

– É uma data especial para Campos que, nos últimos sete anos, experimenta um desenvolvimento jamais visto. Apesar da crise econômica nacional, a prefeitura não para de investir e garantir qualidade de vida à população. A Cidade da Criança é um exemplo de investimento”, disse a subsecretária de Desenvolvimento Econômico, Rosana Juncá, que representou o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Wainer Teixeira.

Cidade Criança  (5) [1229909]Noventa crianças e adolescentes de cinco a 15 anos das duas escolas da rede pública municipal de ensino fazem parte das bandas de fanfarra. Quem assistiu a programação de aniversário gostou. “Já estudei no 29 de Maio e vim ver a banda”, disse o estudante Felipe Wilians de Almeida, 11 anos, que estava acompanhado da avó, Rita de Almeida Pereira, 62. “Uma programação assim é importante por ser o aniversário de Campos”.

Cidade Criança  (8) [1229912]

 
181 anos 2181 anos 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.