Câmara de SJB realiza audiência pública sobre transposição do Rio Paraíba dia 20/08

rio paraiba 1

O polêmico projeto de transposição de águas do Rio Paraíba do Sul para abastecer a cidade de São Paulo será debatido em audiência pública na Câmara de São João da Barra, na próxima quarta-feira (dia 20), às 17h. O objetivo dos vereadores é destacar as possíveis consequências para o município, como o impacto na segurança hídrica nas regiões Norte e Noroeste Fluminense.

rio paraiba

Para o debate, foram convidados: o secretário de Planejamento, Sidney Salgado e os integrantes do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul (Comitê Baixo Paraíba do Sul). Os vereadores esperam reunir grande parte da população sanjoanense, já que o assunto tem gerado muita polêmica desde que foi cogitado pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

– O Rio Paraíba do Sul é a principal bacia hidrográfica que abastece o Estado do Rio de Janeiro. Se essa transposição vier mesmo a ocorrer, o fornecimento de água será prejudicado, trazendo prejuízos principalmente a São João da Barra onde está a sua foz, que vem sendo invadida pela “língua salina”, prejudicando a captação e obrigando a Cedae a usar água de poços artesianos – destacou o presidente da Câmara de SJB, Aluizio Siqueira.

Dados – O Rio Paraíba do Sul resulta da confluência, próximo ao município de Paraibuna, dos rios Paraibuna, cuja nascente é no município de Cunha, e Paraitinga, que nasce no município de Areias, ambos no estado de São Paulo, a 1.800 metros de altitude. Até desaguar no Oceano Atlântico, em Atafona, ele percorre cerca de 1.150 quilômetros. Sua bacia hidrográfica abrange uma área de 62.074 quilômetros quadrados, entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os dados são do Comitê Baixo Paraíba do Sul.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.