Símbolos da Jornada Mundial da Juventude chegam a SJB

“Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção”. Essas foram as palavras do Papa João Paulo II para os jovens ao entregar-lhes a Cruz Peregrina, que passaria a ser o símbolo da Jornada Mundial da Juventude em 1984.

jornada da juventude-foto de antonio cruz 2

A manhã desta segunda-feira (13), em São João da Barra foi de grande emoção e fé para a juventude e para a comunidade sanjoanense. O Bote Fé São João da Barra reuniu uma multidão de pessoas na entrada da sede do município para acolher os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que este ano acontece no Brasil, no Estado do Rio de Janeiro.

A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora chegaram por volta das 9h em caminhonetes do Corpo de Bombeiros acompanhados do Padre Gustavo Ribeiro, do prefeito José Amaro de Souza (Neco) e do Vice-prefeito Alexandre Rosa. Ao chegar à cidade, os símbolos foram recebidos pelos jovens que cantavam em coro com o Ministério Christi Fidelis o hino da JMJ. O Padre Gustavo disse que foi um momento importante para a igreja, visto que essa foi uma passagem de muita emoção e fé. “A Cruz e a imagem de Nossa Senhora  vieram nos abençoar, dar aos cristãos a oportunidade de tocar nos ícones em busca de uma benção, um milagre e fiquei feliz de ver que os jovens e os moradores os acolheram com muito amor”, disse Padre Gustavo.

Nas ruas por onde a Cruz e a imagem de Nossa Senhora passavam havia moradores que aguardavam com um pequeno altar montado junto de uma tolha branca. Eram imagens de todos os tipos de Santo, além das igrejas que fizeram uma homenagem especial. Na igreja de São Pedro a imagem do Santo aguardava na porta, assim como na igreja de Nossa Senhora Boa Morte, uma imagem de Maria foi agraciada com os símbolos. O momento mais esperado aconteceu na igreja matriz São João Batista, quando a imagem do padroeiro da cidade acolheu os símbolos com a irmandade que acompanhou em caminhada até o palco principal. Neste momento, o prefeito Neco deu boas vindas a comunidade e aos visitantes.

“Para São João da Barra é um momento histórico receber os símbolos, que talvez só iremos conseguir ter por perto novamente daqui a 80 anos. Se eu estiver por aqui quero acompanhar mais uma vez. É uma época marcante para o município, para os jovens e toda a família católica”, comentou Neco.

O vice-prefeito Alexandre Rosa, que participou ativamente da organização do Bote Fé São João da Barra, disse que ficou muito feliz com o evento que trouxe jovens, escolas e a comunidade que, acolheu muito bem os símbolos. “Agora estamos nos preparando para receber os 500 jovens estrangeiros que estarão no município para mais um evento da pré-jornada”, explicou Alexandre.

Leonel Raposo Motta integrante do Grupo Jovem Resgate, afirmou que “para nós é uma honra receber estes símbolos no município, visto que incentiva os jovens a participarem mais da igreja, dos eventos católicos e deles estarem saindo do lugar onde Deus não escolheu para eles, e gostaria que todos viessem participar das reuniões do grupo Jovem Resgate“.

Participaram também do evento, o Padre Claudiomar e Fabiano, da Diocese de Campos e do Comitê da JMJ de Campos, os vereadores da Câmara municipal de São João da Barra e secretários da Prefeitura de São João da Barra. O trajeto seguiu pela Rua dos Passos passando pela igreja São Pedro, percorrendo a Rua Coronel Cintra, passando pela igreja da Boa Morte, seguiu pela Rua João Francisco de Almeida e Joaquim Thomaz de Aquino Filho.

Da programação – A 71 dias do evento principal, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora  passou por São João da Barra com muitas atrações organizada pelos jovens. No palco principal na Praça São João Batista, o Grupo Jovem Resgate cantou a música “Ninguém Te Ama como Eu” com o Ministério Christi Fidelis e a música oficial da JMJ 2013, o Grupo Jovem Amigos do Senhor preparou duas apresentações de dança, logo após os alunos da escola municipal Domingos Fernandes da Costa se apresentaram com Street Dance, o DJ Davi e MC Santoro tocaram Funk Gospel durante todo o percurso para animar a juventude, a programação foi encerrada com coreografia do Grupo Cultural Sonho, Amor e Fantasia com a música “Manda teus Anjos” da banda Anjos de Resgate.

O evento “Bote Fé São João da Barra”, é uma realização da Diocese de Campos, da Paróquia São João Batista e tem o apoio da Prefeitura de São João da Barra. A Jornada Mundial da Juventude está em sua 38º edição, os símbolos vieram do Vaticano e chegaram ao Estado do Rio de Janeiro no dia 21 de abril, com a Santa Missa presidida por Dom Orani João Tempesta, presidente do Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.