Unidade do IFF em São João da Barra será federalizada

Foram retomadas nesta terça-feira (30), as discussões das ações referentes à federalização da unidade do IFF em São João da Barra. O prefeito José Amaro de Souza (Neco) pediu que todo o processo fosse agilizado dentro da maior brevidade porque a meta é implantar a federalização no ano letivo de 2014. O encontro reuniu o Reitor do Instituto Federal Fluminense, Luiz Augusto Caldas, o diretor do núcleo IFF em São João da Barra, Walter Sales e parte do estafe.

foto 1

Após a federalização todos os custos do prédio serão de responsabilidade do Governo Federal e a unidade passará a ser Unidade de Educação Profissional (UEP). De acordo com as exigências da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), as UEPs são unidades especializadas na oferta de ensino técnico, cursos de formação inicial e continuada e de educação a distância, visando atender as ações que integram o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).

As negociações para a federalização tiveram início no governo da ex-prefeita Carla Machado e estão sendo finalizadas na atual gestão do prefeito Neco. O prédio doado pela prefeitura ao IFF foi um fator determinante para que o município fosse comtemplado com a UEP.

Outra novidade é que em breve o IFF estará fazendo parte do consórcio Cederj/Universidade Aberta do Brasil (consórcio integrado por Instituições de Ensino Superior, que oferece cursos de graduação a distância gratuito, através de polos espalhados pelo interior do estado) e a UEP de São João da Barra será um dos polos. Os cursos oferecidos para o polo do município ainda será divulgado.

Também estavam presentes a reunião a secretária de Educação, Leide Cristina Soares, o secretário de obras, Alexandre Magno, o chefe de gabinete, professor Antônio Neves, o presidente da comissão de licitação, Felipe Miranda e o secretário de Planejamento, Luciano Aguiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.