São João da Barra promove “Dia D”

O sábado (20), será marcado pelo “Dia D” contra a gripe nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e nas Unidades do Programa Saúde da Família (PSF’s) em todo o município de São João da Barra, de 8h às 17h. A Campanha, que é nacional, teve início no dia 15 deste mês e seguirá até o próximo dia 26.

vacina

A imunização tem como público alvo idosos com 60 anos em diante, trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, crianças com seis meses até dois anos de idade, gestantes, puerperais (mulheres no período até 45 dias após o parto, mediante comprovação por documento como certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros), povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas.  Neste caso, é obrigatória a apresentação da prescrição médica.

De acordo com a coordenadora da Imunização no município sanjoanense, Drª Rachel Alves Rebel, a campanha anual de vacinação tem contribuído para a prevenção da gripe e para a diminuição das internações hospitalares, mortalidade evitável e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias. – É muito importante que esse público alvo seja vacinado, já que a influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório com tendência a se disseminar facilmente – explicou.

A coordenadora ressaltou, ainda, que a transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

– A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas, no entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode levar a formas clinicamente graves, pneumonia e morte – frisou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.