Bairro Liberdade ganha nova sede da Casa da Criança

Segundo a secretaria de Bem-Estar Social de Rio das Ostras, número de crianças atendidas vai passar de 45 para 120

Um espaço mais amplo, colorido e confortável. É assim a nova sede da Casa da Criança, no bairro Liberdade, em Rio das Ostras, inaugurada na última terça-feira, dia nove. A unidade tem como objetivo desenvolver atividades com crianças de um ano e meio a cinco anos de idade, de famílias cadastradas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras Central – Nova Cidade). Com a inauguração, a Casa da Criança amplia o atendimento de 45 para 120 crianças.

De acordo com a secretária de Bem-Estar Social de Rio das Ostras, Rose Santos, a realização desse sonho teve a participação maciça dos servidores, que em menos de 40 dias conseguiram colocar a casa em ordem para receber as crianças. Ela disse que o trabalho continuará sendo feito com muita dedicação e carinho por parte da equipe. “É muita felicidade estar a frente desse projeto, porque criança é o que me ilumina. Quando conheci a unidade, vi que o espaço não era nada adequado, mas a dedicação da equipe era muito grande. Aceitei o desafio e assumi esse compromisso desde o período de transição de governo”, declarou a secretária.

Ainda segundo Rose, no mês de maio, mais duas sedes serão inauguradas no bairro Âncora. A comunidade terá um novo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e dentro dele será implantado o Centro de População de Rua, que trabalhará junto com o Conselho Tutelar e outras unidades parceiras da secretaria de Bem-Estar Social. “Nesse centro os assistidos vão ganhar banho e trabalhar com reforma de cadeiras de rodas, cadeiras higiênicas entre outros serviços. Vamos dar mais dignidade a estas pessoas”, acrescentou.

A inauguração da Casa da Criança, que abriu as comemorações dos 21 anos de Rio das Ostras, também contou com a presença do prefeito Sabino e do vice Gelson Apicelo, além de mães, funcionários da casa, secretários municipais e vereadores. Durante o evento, Sabino reafirmou o compromisso em cuidar das crianças do município, com ações prioritariamente voltadas para os mais carentes. “As pessoas dessa cidade são nosso bem maior e vamos investir naqueles que mais precisam de serviços públicos. Precisamos tomar decisões difíceis nesse início de governo, mas que são necessárias para avançar e cuidar da população. É injusto encontrar uma prefeitura devendo tanto, mas Rio das Ostras é a cidade mãe e vamos continuar acolhendo as crianças, dando saúde, educação de qualidade e o amor que merecem”, destacou o prefeito.

APROVAÇÃO

Segundo a coordenadora da Casa da Criança, Marlúcia Ferreira, conhecida “Tia Lúcia”, a unidade conta com seis salas de atividades, refeitório, sala de acolhimento e área externa. O trabalho envolve familiares e comunidade, ajudando a fortalecer vínculos, prevenir situações de risco, vulnerabilidade e exclusão social, através de oficinas de Linguagem, Raciocínio Lógico, passeios, atendimento psicossocial, palestras e outros. “Foi uma luta de vários anos. Mas, quando as pessoas realmente se dedicam é permitido sonhar, e atualmente, podemos oferecer o melhor para essas crianças”, disse emocionada.

Ângela de Souza tem um filho de quatro anos na Casa da Criança. Ela disse que achou a nova casa maravilhosa e que a equipe cuida muito bem das crianças. “Fico mais tranquila com um lugar mais amplo e com mais conforto. Meu filho adora as professoras. Estão todos de parabéns”, acrescentou a mãe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.