Curso de Agente de Trânsito é iniciado em São João da Barra

A Secretaria de Transporte de São João da Barra através do Departamento de Trânsito iniciou nesta terça-feira (9), o Curso de Formação e Capacitação de Agente de Trânsito, no Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação, na praia de Atafona. O encerramento está previsto para dia 19 de abril onde acontecerá formatura de conclusão do curso e trabalho de conscientização e educação de trânsito nas vias principais da cidade.

cursa de capacotracao de transito-foto de antonio cruz (18)

Segundo o secretário de Transporte, Mário dos Santos Rocha Filho, o curso cumprirá uma das exigências legais que é a capacitação de profissionais para exercer a função de agente da autoridade de trânsito. “Essa atividade vai além da simples fiscalização da circulação de veículos da cidade. O agente de trânsito tem que ter a visão da fluidez, da mobilidade e principalmente da segurança e proteção do cidadão sanjoanense”, disse.

O coordenador do Curso de Formação e Capacitação de Agente de Trânsito, Fernando Pedrosa, que atualmente é membro titular da Câmara Temática de Educação do Conselho Nacional de Trânsito, declarou que além da atribuição de fiscalizar a circulação, a parada e o estacionamento o agente de trânsito tem que agir para prevenir a vida com um trânsito ordenado e evitar acidente através da orientação.

“Vamos trazer para São João da Barra alguns professores que são destaque na área de trânsito no Estado do Rio de Janeiro, entre eles: o de Legislação de Trânsito Sérgio Damasceno, que é o presidente do Conselho Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro e o de Técnicas de Abordagem Marcos Andrade, major da Polícia Militar e coordenador geral da Operação Lei Seca no Estado do Rio de Janeiro, que se tornou atualmente referência nacional na atividade de coibir a mistura de álcool e direção” destacou Pedrosa acrescentando que os alunos terão ainda aulas de Relações Interpessoais, Educação para o Trânsito, Alto de Infração e Notificações de Infração.

– É preciso conscientizar a sociedade para a importância do trabalho de ordenamento do trânsito na cidade, tendo em vista que o trânsito está no dia a dia de qualquer cidadão seja  condutor, passageiro ou pedestre – comentou Fernando afirmando que o trânsito é o maior espaço democrático do mundo, onde é preciso haver harmonia na convivência, cabendo  ao agente de trânsito orientar e garantir que essa harmonia predomine e que o trânsito seja ir e vir previsível e seguro e não motivo de dor e de perdas.

De acordo com Mário Rocha já existe um Plano de Mobilidade Urbano, que entre outros fatores mudará o sentido do fluxo na Joaquim Thomaz de Aquino Filho para mão única. A medida vai render cerca de 120 vagas de estacionamento para motos, bicicletas, carros e vagas delimitadas para deficiente físico.  A via pública vai ganhar também a colocação de semáforos em determinados locais, sinalização horizontal e vertical e construção de quatro rotatórias, entre outras ações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.