São João da Barra integrado ao Sistema Nacional de Trânsito

São João da Barra está integrado ao Sistema Nacional de Trânsito. A certificação foi realizada na tarde desta quarta-feira (3), no Cine Teatro e contou com a presença do presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-RJ), Antonio Damasceno, do prefeito José Amaro de Souza ( Neco), do vice-prefeito, Alexandre Rosa e do secretário de Transporte, Mário Rocha Filho. Secretários e vereadores também participaram da cerimônia que oficializou a certificação do trânsito em todo município.

transito

O secretário de Transporte Mário Rocha Filho agradeceu a todos que se empenharam em conseguir a integração do município junto ao Sistema Nacional de Trânsito.

— É um dia muito especial para São João da Barra. A integração chega na hora certa. Quero agradecer ao nosso prefeito José Amaro de Souza (Neco), que abraçou essa questão. Gostaria também de ressaltar o empenho do Dr. Sérgio Romero e do ex-secretário de Transporte, Dr. Felipe Quintanilha, durante o governo Carla Machado — disse.

Mário Rocha Filho informou ainda quais serão os próximos passos, agora com a certificação.

— Vamos abrir um processo licitatório para fazer a instalação de semáforos e placas em todo município. Os agentes de trânsito passarão por um curso de capacitação de 15 dias, que será realizado no auditório municipal, das 8h às 12h a partir do dia 9 de abril. O curso será dado pelo Instituto de Certificação de Trânsito (Icetran). Após o término do curso, entraremos na fase de orientação do motorista, que terá 30 dias para se adequar as leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) — ressalta.

Durante o curso, os agentes estudarão cinco disciplinas: Legislação de Trânsito, Relações Interpessoais, Educação no Trânsito, Notificações e Abordagens. Após esse curso, os agentes de trânsito estarão aptos para exercer o que preconiza o artigo 19 e seguintes da lei 036/2003 combinado com o artigo 24 e seguintes da lei 9.503/97 do CTB.

O presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-RJ), Antonio Damasceno, elogiou o prefeito José Amaro de Souza ( Neco ), pela agilidade com que conseguiu a certificação do trânsito para o município.

— Quero elogiar o prefeito José Amaro de Souza (Neco) que em 60 dias conseguiu a certificação do Sistema Nacional de Trânsito. Nunca vi isso em 22 anos de trabalho. O município se preparou muito bem para alcançar o feito. O trabalho que já vinha sendo feito pelos educadores e agentes de trânsito ajudou muito. Parabenizo a todos os envolvidos — disse.

O prefeito José Amaro de Souza (Neco) destacou a importância da certificação para o município de São João da Barra e pediu comprometimento a toda população para que as leis sejam respeitadas. Neco ressaltou que com a integração, o município vai avançar ainda mais.

— Todos nós de São João da Barra temos que ajudar na organização e legalização do trânsito. Nós, que moramos aqui, temos que orientar a quem vem de fora a não bagunçar o trânsito de nosso município. Esse é um trabalho de todos. Estamos em um período de desenvolvimento e com a legalização do nosso trânsito poderemos avançar em algumas questões que estavam paradas, como a licitação para o transporte coletivo e alternativo, que com certeza melhorará e muito a qualidade de transporte em todo município, além de reduzir o preço da passagem — finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.