Vacinação de cães e gatos neste sábado

A campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos acontece amanhã, dia 16, das 8h às 17h, em São João da Barra. Serão disponibilizados 21 postos de vacinação no munícipio para atender a toda população. O Coordenador do Núcleo de Controle de Zoonoses e Vigilância Ambiental, Márcio Martins, lembra que é muito importante levar os animais de estimação para vacinar.

Os postos de vacinação são os seguintes: EMATER, Núcleo de Controle e Zoonoses, CIEP de São João da Barra, E. M. Nova São João da Barra, UMS Atafona, E.M. Carrapicho, Praça do Meirelles, Bar do Pomada, Posto de Combustíveis – Grussaí, Creche de Grussaí, E.M. Lagoa, PSF Grussaí, U.M.S. Palacete, U.M.S. Mato Escuro , Subprefeitura de Sabonete, PSF Açu, U.M.S. Quixaba, Creche de Cajueiro, Escola de Degredo, UMS de Barcelos e Praça São João Batista de Barcelos.

A raiva é uma doença infecciosa causada pelo vírus lyssavirus. A pessoa contrai a doença ao entrar em contato com a saliva de um animal infectado, desse modo, o vírus penetra no organismo humano através da pele ferida por mordidas ou arranhões. Os principais sintomas da raiva em animais domésticos são: mudança de comportamento, salivação em grande quantidade, paralisia dos membros traseiros e aversão à luz.

Nos seres humanos os sintomas são os mesmos, além da febre alta e alterações neurológicas que levam, posteriormente, a uma confusão mental e ao estado de coma seguido de morte. Nas áreas urbanas, cães e os gatos estão em constante contato com o homem, o que aumenta o risco de contaminação se os animais não forem vacinados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.