São João da Barra sedia reunião do Plano Estadual de Cultura

bruno costa fez parte da mesa 1

São João da Barra sediou na tarde desta quarta-feira mais uma reunião do Plano Estadual de Cultura. O encontro debateu seis eixos sobre as diretrizes e respectivas que constam na minuta do Plano que visa orientar o planejamento e a promoção do desenvolvimento da cultura fluminense nos próximos 10 anos. O coordenador-geral de Cultura do município, Bruno Costa representou São João da Barra, juntamente com Silvano Motta (Teatro), André Pinto (Patrimônio e Memória), Vânia Pantoja (artesanato) e Jurema Vieira ( Leitura e livro).

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) deu início à construção do Plano Estadual de Cultura em agosto de 2009, através de reuniões realizadas nos 92 municípios do Rio de Janeiro, que já mobilizaram mais de cinco mil pessoas.

O trabalho gerou um diagnóstico preliminar sobre o desenvolvimento da cultura no estado, no qual a minuta do Plano está baseada. Seis eixos abrangem as abarcam diretrizes e respectivas estratégias na minuta do Plano, são elas: Cultura e Cidadania, Cultura, Diversidade, Patrimônio e Memória, Cultura, Educação e Juventude, Cultura e Desenvolvimento Sustentável, Gestão da Cultura e Financiamento da Cultura.

De acordo com Bruno Costa, o encontro marca a possibilidade dos municípios da região Norte Fluminense contribuírem, com suas propostas e esboçarem seus anseios, tudo em prol do desenvolvimento da cultura.

— Nossa região é história viva e sua trajetória é marcada por identidades peculiares e ao mesmo tempo uma diversidade cultural ímpar. A aproximação com o setor cultural do Estado se faz de suma importância para alavancarmos nossas diretrizes e ações. Todos temos muito trabalho e as parcerias são fundamentais para arraigarmos e divulgarmos nossas manifestações — ressaltou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.