Professores participam de palestra sobre Educação Física Escolar em SJB

Os professores de educação física das escolas municipal, estadual, e particular, funcionários da Secretaria de Turismo Esporte e Lazer, desportistas e pessoas da comunidade participaram, no início da semana, no Cine Teatro São João, de palestra sobre a Importância da Educação Física Escolar.
A palestra foi ministrada pelo coordenador do curso de mestrado de Educação Física da Universidade Trás-os-Montes de Portugal, José Vilaça Alves, que abordou também temas como combate a obesidade, desvio postural e educação do desporto no contexto escolar.
Segundo José Vilaça a educação física escolar é importante para fornecer valores de cidadania, prevenção de doenças, promover hábitos de saúde e higiene, afastar o sedentarismo, além de tornar as crianças e os jovens em adultos ativos. – Na escola conseguimos alcançar esses objetivos da forma mais democrática reunindo crianças de várias raças, sexo e condições sociais diferentes – completou.
“Temos que motivar os alunos fazendo exercício físico com prazer, criando condições para que todos tenham sucesso e consigam executar os exercícios”, comentou o palestrante acrescentando que muitos professores adotam a prática de exercício como castigo, e isso não deve ser feito. O certo seria colocar a criança sentada sem fazer exercício, enquanto os demais colegas se divertem.
Para o secretário de Educação e Cultura, Antônio Neves, a atividade física com planejamento e finalidade pré-determinada deve ser trabalhada já na infância, aliando educação física à educação moral e intelectual, formando o indivíduo como um todo. “Integrando-o na cultura corporal de movimento transmite-se conhecimentos sobre a saúde e várias modalidades esportivas. É importante adaptar o conteúdo das aulas à individualidade de cada aluno e a fase de desenvolvimento em que este se encontra”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.