Trânsito e mobilidade urbana são discutidos em reunião com sociedade no Superporto do Açu

Cerca de 10 entidades participaram do Grupo de Trabalho

Promover ampla discussão sobre os temas trânsito e mobilidade urbana com a participação da sociedade. Este foi o principal objetivo da reunião realizada na manhã desta sexta-feira, dia 10, no Centro de Visitantes do Superporto do Açu (Cevispa), dentro do Programa de Gestão Integrada do Território – GIT, conduzido pelo IBIO, patrocinado pelo Grupo EBX e em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e a Secretaria Municipal de Transportes de São João da Barra. As cerca de 10 entidades presentes se dispuseram a participar do Grupo de Trabalho permanente voltado ao tema trânsito, que pretende discutir e ampliar as ações de melhoria e educação no trânsito que já vem sendo realizadas na região pela LLX e OSX, empresas de logística e construção naval do Grupo EBX.

O Grupo de Trabalho é formado pelo IBIO, Firjan, Prefeitura de São João da Barra, Fundação Norte Fluminense Desenvolvimento Regional (Fundenor), o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest-Senat), Universidade Federal Fluminense (UFF), Guarda Civil e Defesa Civil de São João da Barra, Polícia Militar, Sebrae e a Empresa Municipal de Transporte de Campos (Emut), além da LLX e OSX.

Os cerca de 40 participantes do evento assistiram a vídeos com detalhes sobre o Superporto do Açu e projetos do Grupo EBX. As discussões sobre o tema foram abertas e no final todos visitaram o canteiro de obras do maior porto-indústria da América Latina.

O coordenador do Centro de Conhecimento do Superporto do Açu, Marco Antônio Marinho, explicou que a Gestão Integrada do Território, que vem sendo implantada pelo Grupo EBX na região, é uma metodologia desenvolvida por pesquisadores brasileiros e europeus, que trabalha todos os aspectos de um território de forma unificada, incluindo aspectos culturais à questão social, ambiental e econômica para a sustentabilidade. Por isso, para ele, a melhor forma de tratar os temas trânsito e mobilidade urbana é de maneira participativa.

“Compartilhar conhecimentos. Acreditamos que é desta forma que devemos tratar todas as questões, integrando vários atores e forças da sociedade. Cada um traz sua experiência e enriquece o debate. Este é o principal objetivo desta reunião”, esclareceu Marco Antônio.

O secretário de Transportes de São João da Barra, Felipe Quintanilha, informou que a GIT tem ajudado a promover o desenvolvimento sustentável do município. “É de grande importância envolver o maior número possível de entidades na discussão sobre trânsito, para trabalharmos este conceito em toda a região, de forma unificada. O modelo de Gestão Integrada já vem mostrando resultados em São João da Barra”.

De acordo com o gerente regional da Firjan, Luiz Mário Concebida, a mobilidade urbana é uma das principais questões em discussão hoje no município. “A Firjan tem como principal premissa agir preventivamente e, por isso, participa desse Grupo de Trabalho. É importante ressaltar que as empresas do Grupo EBX estão buscando um vínculo com a sociedade, preocupação que não era frequente no passado. É um novo modelo de intervenção no território”.

Na avaliação do capitão Marco Antônio Passos, do Batalhão de Polícia Rodoviária da PM, a reunião foi positiva. “Foi um encontro muito satisfatório, pois reuniu vários órgãos responsáveis pela segurança pública, além de outros preocupados com o tema. A partir daqui, vamos poder trabalhar ainda mais integrados, somando forças para realizar um bom atendimento, como a sociedade espera e merece”, disse capitão Passos.

O gerente de Responsabilidade Social da LLX, Edmar Borralho, ressaltou que os esforços da empresa estão voltados para trazer desenvolvimento econômico à região aliado ao desenvolvimento social. “Essa é a visão de desenvolvimento do Grupo EBX: ajudar a economia do país a crescer sem esquecer a questão social nas áreas de seus empreendimentos. Em São João da Barra não está sendo diferente”, finalizou Edmar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.