Prefeitura de Campos e Rio Rural formalizam parceria

Os técnicos da Emater-Rio, executores do Rio Rural, vão ganhar apoio no trabalho nas microbacias de Campos dos Goytacazes. A Prefeitura da cidade formalizou na tarde desta quarta-feira (8/8) a parceria com a secretaria estadual de Agricultura na execução do Rio Rural no município.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Eduardo Alves, até oito profissionais da agronomia e veterinária podem participar dos trabalhos. “É uma oportunidade de mantermos o conhecimento do nosso quadro de funcionários e de melhorarmos o acesso da comunidade a um conjunto de práticas que beneficiam o meio ambiente e o homem do campo. É uma forma de contribuirmos para o desenvolvimento sustentável”, disse o secretário.

Para o engenheiro agrônomo José Castro de Macedo, supervisor regional da Emater-Rio no Norte Fluminense, a parceria é uma ótima oportunidade de melhorar os serviços oferecidos aos agricultores e de acelerar os trabalhos. “O nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida do homem do campo, desenvolvendo a parte social e as atividades de conservação do meio ambiente. Tudo o que contribuir nesse sentido é positivo. Na verdade, os técnicos da Emater-Rio e da prefeitura já andam pelos mesmos lugares e muitas vezes visitam os mesmos agricultores. É, na maioria das vezes, só uma questão de associar os trabalhos”, explicou.

O Rio Rural tem como unidade de planejamento e intervenção as microbacias hidrográficas. No município de Campos dos Goytacazes, 14 microbacias estão sendo trabalhadas, em três estágios diferentes. Nas duas primeiras, 80 famílias foram beneficiadas com incentivos financeiros para adoção de boas práticas. Até o fim deste semestre, mais famílias de outras duas microbacias vão receber os recursos, não reembolsáveis, para o desenvolvimento de práticas conservacionistas sustentáveis, num total de 150 famílias.

Na próxima segunda-feira está marcada a primeira reunião de trabalho entre os técnicos da Emater-Rio, que executam o Rio Rural, e os técnicos da Prefeitura de Campos. No dia seguinte, os trabalhos conjuntos começarão a ser colocados em prática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.