Carla Machado reúne com Altineu Côrtes

Encontro ocorreu segunda-feira, 09, na sede da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade

Recursos oriundos de medidas de Compensação Ambiental do Porto do Açu serão utilizados na elaboração do projeto e execução da obra de recuperação do Dique São João no município de São João da Barra. A decisão foi acertada na segunda-feira, 9, em reunião da prefeita Carla Machado com o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Altineu Côrtes, no Rio de Janeiro.

Ficou definido, também, apoio às intervenções emergenciais nas áreas alagadas pela chuva e nas inundadas pelo Rio Paraíba do Sul após o rompimento do Dique São João. Quatro caminhões caçamba traçados, uma retroescavadeira e uma escavadeira hidráulica serão utilizados nas contenções, abertura de valas, limpeza de canais e colocação de manilhas.

O encontro contou com a presença do presidente da Comissão Estadual de Controle Ambiental (CECA), Maurício Couto, o diretor de Recuperação Ambiental, Armando Costa, e o coordenador da Coordenadoria Executiva e de Planejamento, Joaquim Amaral do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, a secretária Joice Pedra e o coordenador-geral Ronaldo Paes Leme também participaram.

“Essa reunião foi importante para captar recursos a fim de mitigar os impactos sociais, econômicos e ambientais ocasionados pelo rompimento do Dique São João, assim como a reestruturação com o objetivo de evitar as reincidências de inundações causadas pela vulnerabilidade do dique, explicou a prefeita Carla Machado, que decretou Situação de Emergência no município na última sexta-feira, 6.

Haverá nos próximos dias uma reunião entre Governo Estadual e o Porto do Açu para tratar de Termo de Compromisso de Compensação Ambiental, direcionado ao projeto e execução da obra de recuperação do Dique.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *