Capacitação em SJB para limpeza de praias atingidas por óleo

Participam da capacitação, que teve início nesta segunda-feira, servidores das secretarias municipais de Meio ambiente e Serviços Públicos e de Segurança Pública

Equipes das secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços Públicos e de Segurança Pública de São João da Barra estão participando de uma capacitação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) sobre técnicas de avaliação e coordenação para limpeza de praias atingidas por óleo. O objetivo é capacitar os municípios litorâneos para realização de ações de limpeza e recolhimento de resíduos oleosos semelhantes aos que atingiram as praias do Nordeste.

O treinamento, que começou nesta segunda-feira, 12, no Açu, tem duração de dois dias. A ação é preventiva, caso o óleo venha atingir a região costeira do Estado do Rio de Janeiro. Neste primeiro dia as equipes tiveram aula prática no Centro de Visitação do Porto e na orla do Açu.

As manchas já chegaram ao Espírito Santo e há estudos indicando a possibilidade de avançarem para a costa fluminense, o que levou o governo estadual a criar um grupo de trabalho especial para acompanhar a situação. É por meio deste grupo que os treinamentos acontecem nos municípios. Em São João da Barra participam dois técnicos ambientais, o comandante da Guarda Municipal, Marcelo Reis, e o coordenador de Proteção e Defesa Civil Municipal, Wellington Barreto.

– A capacitação pelo Inea das prefeituras litorâneas, de caráter preventivo para a limpeza de manchas de óleo na costa brasileira, é muito importante, uma vez que utiliza de técnicas de avaliação e planejamento de ações, com o objetivo de mitigar os impactos ambientais, sociais e econômicos – disse a secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Joice Pedra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *