Workshop Liderança realizado em SJB

Na pauta, importância do líder público e a concepção do processo de desenvolvimento local

O Sebrae e a Prefeitura de São João da Barra – por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e da Superintendência de Comércio, Serviços e Empreendedorismo – concluíram mais uma ação do programa Cidade Empreendedora, o Workshop Liderança, na terça-feira, 27. A ação foi voltada exclusivamente para os servidores públicos.

“Trouxemos, desta vez, o especialista em desenvolvimento territorial, Júlio Lêdo, que trabalha a liderança pública, para falar sobre a importância do líder público e a concepção do processo de desenvolvimento local”, disse a consultora de Políticas Públicas do Sebrae, Adriana Barreto.

O workshop, de acordo com Júlio Lêdo, extrapola o conceito da liderança e vai para um conceito de comportamento empreendedor dos gestores públicos e da equipe que acompanha a gestão pública. “Não existem cidades empreendedoras com modelo de liderança ultrapassado, centralizador, superior, e sem nenhum tipo de diálogo”, disse.

Para um empreendimento se estabelecer, acrescenta o especialista, é necessário que o empreendedorismo esteja presente e de forma fortalecida. “Por isso a gente tenta mostrar o quanto é fundamental a visão do real, deixar de lado as lamentações e partir para o planejamento de forma coletiva e pautada na construção do desenvolvimento local”, enfatizou Júlio.

Uma reunião, de acordo com o coordenador executivo local do Programa Cidade Empreendedora, vice-prefeito Alexandre Rosa, deverá acontecer na primeira quinzena de dezembro, realizando um ‘pente fino’ nas ações positivas para que sejam inseridas no sistema  e São João da Barra consiga ficar ranqueado em primeiro lugar no estado. “A partir de agora, o momento é de fechamento dos eixos temáticos desenvolvidos desde o início do ano”.

A partir de janeiro de 2019 o Sebrae retorna ao município executando o trabalho de monitoramento e acompanhamento dentro do que foi proposto nos eixos. “Continuaremos com a execução do programa Cidade empreendedora, porém, sem mensuração de notas no game, que encerra no final de dezembro”, finalizou Adriana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *