Projeto inovador em escola de SFI

2

Uma forma lúdica e inovadora de ensinar tem tornado o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico em São Francisco de Itabapoana. Trata-se do projeto intitulado I Discoteca Retrô, pelo qual alunos do Ensino Fundamental II trabalham todo o bimestre com músicas dos anos 60, focando a interdisciplinaridade entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Educação Física.

Música, dança, coreografias e interpretação tomaram conta da Escola Municipal Manoel Gomes da Silva Lemos, situada na localidade de Morro Alegre, nesta última semana.

A música Splish Splash, cantada pelo ídolo Roberto Carlos, sendo sucesso dos anos 60, foi a escolhida como temática de trabalho para as duas disciplinas. Figuras de linguagem e de pensamento foram exploradas na Língua Portuguesa e a dança como elemento de interpretação corporal, na disciplina de Educação Física.

A diretora da escola, Tatiana Paes, ressaltou que o projeto se transformou em um show de talentos e teve como objetivo principal ampliar o horizonte cultural dos alunos. “Eles entraram no clima e se vestiram a caráter, se engajaram em todas as fases do projeto. O resultado não poderia ter sido melhor: esbanjaram criatividade e conhecimento”, enfatizou.

Segundo a Sub-Secretária de Educação, Rosaura Amaral, a ação pedagógica através da interdisciplinaridade propicia a construção de uma escola participativa e decisiva na formação social dos alunos, e uma prática coletiva e solidária na organização da escola. “Esse projeto é muito eficaz para melhores resultados no que se refere a transmissão e aquisição de variados saberes”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *